Você sabia que a Praça Luiza Távora já abrigou um castelo?

A construção do palácio se deu na década de 1920, no momento em que Fortaleza começava a crescer...

04/01/2018   publicado por: Laculá Turismo

Você sabia que a Praça Luiza Távora já abrigou um castelo?

A construção do palácio se deu na década de 1920, no momento em que Fortaleza começava a crescer para o lado leste.
Plácido de Carvalho era um rico comerciante cearense, dono de terras e casas em Fortaleza. Todos os anos ele viajava à Europa, visitando diferentes países. Maria Pierina Tacconi Rossi era italiana, de Milão, mas vivia e trabalhava num estabelecimento em Paris. Os dois se conheceram, justamente, na “cidade do amor”. Apaixonado, Plácido propôs casamento a Pierina e, de acordo com o pesquisador e memorialista Nirez, a italiana avisou que só se casaria se ele construísse um castelo para ela.

O projeto do palácio, então, foi encomendado ao artista plástico e engenheiro João Sabóia Barbosa, com uma planta de um castelo que havia em Florença, na Itália. Em 1917, Pierina desembarca em Fortaleza, aos 28 anos, para viver com o marido no palácio.

O monumento reunia características do requinte europeu, como mármores e vitrais importados, com traços das mais belas madeiras brasileiras. A torre alta era o símbolo principal, que passava ares de castelo, bem como as escadarias e mobílias luxuosas. No entorno do palácio, havia inúmeros canteiros de rosas, dálias e plantas regionais, além de duas fontes de água, que deixavam o lugar ainda mais encantador.

Leia a matéria completa: http://plus.diariodonordeste.com.br/praca-luiza-tavora-abrigou-castelo/

Guia de Locais e Turismo

Tags: #laculá #laculáturismo #praçaluiztávora

Rodapé