Turismo Macabro em São Paulo parte 1: Castelinho da Rua Apa

Castelinho da Rua Apa: sugestões de lugares mal-assombrados para você incluir no seu roteiro de turismo em SP.

castelinho da rua apa nos anos 30
03/03/2018   publicado por: Luis Perossi

Turismo Macabro em São Paulo parte 1: Castelinho da Rua Apa

Se tem uma coisa que me encantava desde criança, era a possibilidade de em a qualquer momento, estar em um ambiente cuja presença de “entidades” ou “seres de outra dimensão”, estivessem presentes.

Me lembro quando minha mãe falava que tal lugar era “mal-assombrado”, e o misto da sensação de pavor e ao mesmo tempo, de atração que eu sentia ao imaginar que isso existia.

Até o dia que em uma cidadezinha do interior mais remoto de Minas Gerais, eu, meus pais e irmãos, pudemos literalmente ouvir e sentir que algo “vindo de outro mundo”, estava atuando no recinto. Eu tive então a certeza de que era algo que iria muito além da simples imaginação…

castelinho da rua apa nos anos 30

Mas, essa é outra história…

Aposto que já aconteceu com você aí do outro lado, vai? Ouvir uma janela bater sem o mínimo de vento, uma panelinha voar, a torneira se abrir sozinha… ou talvez eu seja mesmo doido e isso é coisa da minha imaginação, claro.

Fato é que na cidade cinza, onde sou nascido e criado, tem até passeios temáticos que envolvem lendas urbanas do centrão de SP, e visita a locais que tem uma “vibe” no mínimo estranha. Ambientes onde já ocorreram algumas tragédias famosas, ou onde se ouve contar casos sobrenaturais e fantasmagóricos.

O Guia Laculá Turismo tem a honra de apresentar a você aí do outro lado, (do monitor, não do outro lado da vida), uma série de artigos, trazendo algumas sugestões de lugares mal-assombrados para você incluir no seu roteiro de viagem ou passeio em São Paulo.

No post de hoje, falarei sobre o Castelinho da Rua Apa, confira!

Castelinho da Rua Apa

Em uma esquina que poderia ser como outra qualquer, mas não é, entre a Avenida São João e a Rua Apa, um singelo imóvel com aparência de castelo se tornou um intrigante ícone da cidade, tanto pelo seu design, quanto pelo seu abandono, mas, principalmente, pela história que o marcou.

castelinhoapa02

Construído no ano de 1912, o “Castelinho da Rua Apa” foi o cenário para uma tragédia da vida real. Um homicídio, que levou à morte, uma mãe e dois filhos, ocorreu na década de 1930, sendo que os responsáveis até hoje não foram encontrados, tampouco os motivos do ato praticado.

Abandonado desde então, populares dizem que à noite era comum ouvir gritos, gemidos e ruídos “do além” no local.

Veja abaixo, uma matéria do clássico programa Aqui e Agora, coma figura impar de Jacinto Figueira JR ( O Homem do Sapato Branco), que aborda o local:

Após anos e anos, em 2017 o local passou por uma restauração e hoje abriga uma ONG. Neste link você confere uma matéria sobre a reabertura do local, feita pelo portal do Jornal Folha de São Paulo.

Confira também o Castelinho da Rua Apa no Google Maps.

E na sua região, você conhece algum lugar habitado por “fantasmas” e mal-assombrado? Conte pra nós!

Texto por Luís Perossi – Perossi Redações e Consultoria de Mídia

Redator e professor, formado em Letras. Comecei escrevendo sobre música para fanzines e letras de canções para bandas de punk/hardcore- onde vez ou outra também toco baixo e dou uns gritos. Atualmente atuo profissionalmente como redator, algo que amo tanto quanto café, meu vício

Tags: #Alternativo #Castelinho da Rua Apa #Rua Apa #Terror #Turismo

Rodapé